sábado, 3 de julho de 2010

A Minha Rua

Projecto participativo na resolução dos problemas locais

A Câmara Municipal de Abrantes acaba de aderir ao projecto “A Minha Rua”, um sistema interactivo que permite aos cidadãos reportar ocorrências das ruas ou bairros onde vivem e sugerir melhorias à autarquia.
"A Minha Rua" é um projecto de participação cívica, inserido no Programa Simplex Autárquico, disponível a partir do Portal do Cidadão: www.portaldocidadao.pt/PORTAL/aminharua/
Permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos: irregularidades na iluminação, limpeza de jardins, buracos nas vias ou nos passeios, veículos abandonados, recolha de lixo ou de electrodomésticos danificados, ruptura de condutas de abastecimento de água, entre outras e sugerindo melhorias directamente à Câmara Municipal.
Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia. Os cidadãos podem ainda assinalar directamente as ocorrências no mapa disponibilizado pelo sistema interactivo, escolhendo exactamente o local do facto que pretendem reportar à Câmara. Para melhor indicar o local da ocorrência, o cidadão pode recorrer ao mapa disponível no formulário, através de uma nova aplicação que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação. Para o efeito, deverá seleccionar primeiro o distrito e município e, depois, clicar sobre o mapa onde poderá indicar exactamente o local do facto a que pretende reportar-se. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.
Os cidadãos de Abrantes podem a partir de agora ter um papel mais activo e mais participativo na resolução dos problemas locais e podem ajudar a autarquia a cuidar da sua rua. 
(fonte: CMA)

Portal do cidadão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...