segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DISLEXIA - Os problemas emocionais da Criança.


O problema da dislexia é algo que já pertence ao meu dia á dia. Temos conseguido várias vitórias face a este problema, nomeadamente no aproveitamento escolar da minha filha disléxica, aproveitamento este, que tem superado em muito as minhas expectativas que tinha no início deste ano lectivo. A passagem do 4º ano para o 5º ano lectivo, deixo-me apreensivo quanto à sua adaptação a uma nova escola e novos métodos de ensino.

Estes seus sucessos deixam-me bastante orgulhoso face ao seu enorme esforço para conseguir vencer os problemas causados pela dislexia, como também mostram que o método que adota-mos foi o correto, método este que consiste no encorajamento, a ajuda, a compreensão e a paciência, pelos elogios quando faz algo bem, e muito importante, fazer com que ela note que as pessoas a sua volta estão a ajuda-la face ao seu problema.

No entanto existe um outro problema, os problemas emocionais que perseguem a criança dislexia devido toda a tenção e esforço que a mesma tem que fazer para superar os seus problemas. Neste caso em concreto os problemas são muito mais difíceis de superar, muito também pela sua complexidade.
(fonte: top30.com.br)
Partilho aqui dois artigos que encontrei na internet, e que me vão dando algum apoio e metodologias de como abordar este problema específico com a minha filha.



Cada vez mais disléxicos são encorajados a ver a sua dislexia de forma positiva. No entanto, muitos disléxicos sentem um conjunto de emoções angustiantes relativamente às suas dificuldades:


Confusão e perplexidade

Normalmente, um disléxico sente-se completamente confuso. Consegue ter um pensamento brilhante e rápido em alguns aspetos, mas, aparentemente, bastante lento e “estúpido” noutros.

Embaraço, vergonha e culpa

Um disléxico pode sentir vergonha de ser como é, ou seja isso afecta a sua personalidade, o seu viver. O disléxico pode pensar que tem razões para se sentir culpado. “Ella”, uma ceramista de sucesso afirma: “Eu tinha um segredo dentro de mim. Guardei-o numa caixa para que ninguém o visse. O que estava na caixa era dislexia. Era um autêntico pesadelo!”

Falta de confiança, baixa autoestima

As emoções acima descritas – confusão, vergonha, culpa – são um golpe duro para a confiança e autoestima do disléxico. Esta falta de confiança e baixa autoestima manifesta-se tanto em relação a tarefas específicas que uma pessoa disléxica encontra dificuldade, mas também de uma forma geral (no trabalho, na escola, com os amigos…)

Frustração e raiva 

A sensação de estar preso e impotente é frequentemente relatada por disléxicos. Rapidamente a frustração transforma-se em raiva, que normalmente é dirigida contra si próprio.

Ansiedade, medo e pânico

Perante as dificuldades na vida, os disléxicos tendem a viver num círculo vicioso de ansiedade e ineficácia, o que muitas vezes provoca sintomas físicos: ataques de pânico, náuseas, enxaquecas, susceptibilidade à doença.

Desânimo e depressão

O disléxico atravessa muitas dificuldades e se as mesmas não forem diagnosticadas e devidamente acompanhadas, perderá a esperança e afundar-se na depressão.
(In: DISLEXICOS SAIBA SEUS DIREITOS; dislexicosaibaseusdireitos.blogspot.com)

 Problemas emocionais

Não saber ler ou escrever tem um “estigma” social muito grande, e a pessoa traz este sentimento consigo. Esta tensão e esta visão de si mesmo como “não aprendiz” estão presentes quando a pessoa se senta para escrever, e se manifesta muitas vezes na rigidez do braço e mão, muitas vezes anulando o movimento do pulso (necessário para escrever). A experiência emocional da escrita também se manifesta em verbalizações como “não gosto de escrever”, “não quero aprender a escrever” ou “não sou bom para escrever”... Ela só se modificará quando a criança se vir efetivamente “realizando” o ato de escrever.


A criança disléxica, é geralmente triste e deprimida, pelo repetido fracasso em seus esforços, para superar suas dificuldades, outras vezes, mostra-se agressiva e angustiada. Estes intensos sentimentos de inferioridade, provocam frustrações, como a reprovação e a evasão, que são ocorrências comuns na vida escolar do disléxico. Existem, também, consequências mais profundas, no nível emocional, como diminuição do autoconceito, reações rebeldes e delinquências.
Em geral, a criança é considerada desatenta, preguiçosa e sem vontade de aprender, o que cria uma situação emocional que tende a se agravar, especialmente em função da injustiça que possa vir a sofrer. O seu esforço de lutar contra as dificuldades, a censura e a deceção, às vezes, leva a criança disléxica a manifestar sintomas como dores abdominais, de cabeça ou transtornos do comportamento.

Em geral, os problemas emocionais surgem como uma reação secundária aos problemas de rendimento escolar. As crianças disléxicas tendem a exibir um quadro mais ou menos típico, com variações de criança para criança, cujas características são a reduzida motivação e empenho pelas atividades, recusa de situações e atividades que exigem leitura e escrita, sintomatologia ansiosa, perante avaliações ou atividades de leitura e escrita, sentimentos de tristeza e de culpabilização, reduzida autoestima, insegurança, vergonha, incapacidade, inferioridade e frustração, comportamento de oposição e desobediência perante pais, professores, enurese noturna e perturbação do sono.

O papel dos pais

Os pais conhecem seus filhos melhor do que ninguém, por este motivo precisam ficar atentos a frustrações, tensões, ansiedades, baixo desempenho e desenvolvimento. É deles a responsabilidade de ajudar a criança a ter resultados melhores, e deve partir deles, a procura de profissionais para realizar um diagnóstico multidisciplinar a cerca das dificuldades da criança, porque quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e intervenção melhor, maiores são as oportunidades de sucesso.


O encorajamento, a ajuda, a compreensão e a paciência (pois o disléxico leva mais tempo para realizar algumas tarefas, e poderá ter de repeti-las várias vezes para retê-las), faz parte do papel dos pais, assim como ir em busca de uma instituição educacional que atenda da melhor maneira às necessidades da criança (por exemplo, estudar o currículo da escola e seu método de ensino).E ter uma relação de troca, fazendo um intercâmbio entre os acontecimentos em casa, na escola e com os profissionais envolvidos.

Apesar de suas dificuldades o disléxico apresenta muitas habilidades e talentos, como a facilidade para construir, ou consertar as coisas quebradas, ser um ótimo amigo, ter ideias criativas, achar soluções originais para os problemas, desenhar e/ou pintar muito bem, ter ótimo desempenho na atividade física e na música, demonstrar grande afinidade com a matemática, revelar-se bom contador de histórias, sobressair-se como ator ou dançarino e lembrar-se de detalhes.

Portanto, é importante que os pais focalizem sempre o que ele(a) faz melhor, encorajando-o(a) a fazê-lo. Faça elogios, por ele tentar fazer algo que considera difícil e não o deixando desistir. Ressalte sempre as respostas corretas e não as erradas, valorizando seus acertos. Tranquilize a criança, pois apesar das dificuldades de aprendizagem, ela é inteligente e esperta. E não deixe a criança sentir que o seu valor como pessoa está relacionado ao seu desempenho escolar.


É importante, a criança notar que as pessoas a sua volta estão a ajuda-la, e irá deixa-la mais segura. O acompanhamento e/ou programas especializados na alfabetização também auxiliam. Os pais precisam mostrar à criança que estão interessados nas suas dificuldades, pois quanto mais ajuda, zelo, carinho, afeto e compreensão mais ela se sentirá capaz para evoluir.
Os pais podem auxiliar seu filho disléxico, programando o seu dia, através do horário do sono, incentivando a comunicação (falar e escutar são importantes), conversando bastante com a criança, expressando sentimentos, demonstrando interesse, tendo vocabulário e fala fluente e estimulando suas habilidades.

Para o disléxico organizar-se, é necessário dividir o tempo, para fazer os seus trabalhos de casa, dividir trabalhos longos em partes menores, ter um lugar específico para fazer as lições e atividades, usar uma agenda, calendário, e fazer um planeamento diário para suas tarefas.
O fundamental é identificar o problema e dar instrumentos para a criança, apesar da dificuldade, levar uma vida normal do ponto de vista acadêmico, familiar e afetivo. Há indivíduos que vão depender sempre de um corretor de texto. Mas, muitos escritores famosos fazem isso sem constrangimento. Como eles, os disléxicos também podem escrever livros belíssimos, desde que corretamente orientados e incentivados.
(In:  http://www.profala.com/artdislexia18.htm ; Autores: Dany Kappes, Gelson Franzen, Glades Teixeira e Vanessa Guimarães)

Encorajamento/ Ajuda / Compreensão / Paciência

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Baile de Carnaval na Aldeia do Pego



Baile de Carnaval 2012

"Para manter a tradição, o Rancho Folclórico da casa do Povo do Pego, vai fazer o tradicional baile de Carnaval na segunda feira, dia 20 de Fevereiro, pelas 22h30, na cave da junta da nossa aldeia, o Pego! 
A animação vai ser com Rui Tomé Justo! Mascarem-se a rigor, e venham divertir-se! Haverão prémios para os melhores mascarados!"
(convite de  Ana Sousa  no Facebook)


Veja o evento no FACEBOOK 

A ALDEIA DO PEGO EM MOVIMENTO

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lendas da Aldeia do Pego IV


                                                                         (Fonte: Internet)

Escolas de Bruxas
Uma rapariga «andava a aprender para bruxa». Um dia, quando estava em casa, fez uma reza e transformou-se em mosca. Assim transformada, voou e foi pousar na cantareira. Passados minutos a transformação acabou e a rapariga, vendo-se em cima da cantareira, assustou-se e agarrou-se à primeira coisa que encontrou. Era um prato, que caiu e foi partir-se no chão da casa. 
A mãe ao ouvir o barulho veio ver o que se passava e ao ver a filha em cima da cantareira, perguntou-lhe o que fazia ela ali. A rapariga disse então à mãe que andava a «aprender para bruxa» e o que se tinha passado. 
A mãe ficou furiosa, ralhou muito com a filha e proibiu-a de voltar a «essas coisas». A rapariga obedeceu, jurando nunca mais «aprender para bruxa».
Fonte: JANA, Isilda, Histórias à Lareira, Abrantes, Palha de Abrantes, 1997 , p.33

                                          (Fonte: curiosoebizarroo.blogspot.com)

Zé Burreco
No Pego, antigamente, as casas eram pequenas e, por isso, era costume os rapazes solteiros dormirem no palheiro do burro.
Certa noite, um homem ainda novo, deita-se e quando está mesmo a adormecer, ouve vozes que o chamam da rua:
— Ó Zé Burreco!
O homem levanta-se, sai à rua e ouve novamente ao longe:
— Ó Zé Burreco!
O homem vai até ao largo do Senhor dos Aflitos e aí ouve de novo o chamamento, mas já num outro largo. Vai então ao largo da Barroca e aí ouve de novo, ao longe:
— Ó Zé Burreco!
Agora as vozes já vinham do largo do Sobral. O homem, teimoso, continua. Vai ao Sobral e lá as vozes continuam a chamá-lo, sempre ao longe.
De largo em largo, o homem vai até ao Fundo d’Aldeia. Ali acabam as casas, mas as vozes continuavam ao longe, vindas agora do caminho do Tejo.
— Ó Zé Burreco!
O homem parou para pensar. E disse para consigo: «Alto aí quisto são as bruxas a querer-me levar p’ró Tejo!». E, amedrontado, voltou para casa. Deitou-se de novo no palheiro e custou a adormecer.
Mas quem não dormiu foram as bruxas. Zangadas, por não terem conseguido o seu intento, foram até ao palheiro e vingaram-se. Na manhã seguinte, o Zé Burreco acordou com a boca cheia de bonicos. 
Fonte: JANA, Isilda, Histórias à Lareira, Abrantes, Palha de Abrantes, 1997 , p.33


LENDAS E HISTÓRIAS DA "ALDEIA DAS CASAS BAIXAS"



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DESPORTO NA ALDEIA DO PEGO


O Clube Aventura e Motorizado do Pego vai realizar no dia 05 de Fevereiro de 2012 o 2º Rali do Pego em conjunto com a 1ª Mini Baja.

  • Partida da 1ª etapa Junto à Junta de Freguesia, entre as 09h00 e as 09h30.
  • Partida da 2ª etapa Junto à Junta de Freguesia, entre as 13h00 e as 14h00.

Para mais informações, poderá aceder ao site do CAMP AQUI!

Poderá ver quais os concorrentes inscritos AQUI!



O Clube Aventura e Motorizado do Pego vai realizar no dia 26 de Fevereiro de 2012 o 5º Raid de BTT, Aldeia das Casas Baixas.

A prova que irá decorrer por terras Pegachas, irá ter inicio pelas 09h00 junto à sede do clube de Aventura e Motorizado do Pego.

Para mais informações, poderá aceder ao site do CAMP AQUI!

A ALDEIA DO PEGO EM MOVIMENTO
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