"PEQUENOS
PASSOS… PARA OBTER BONS RESULTADOS!"
Já
passaram cerca de cinco anos desde que foi diagnosticado que a minha filha,
agora com 11 anos de idade, tem DISLEXIA. A verdade é que os primeiros tempos
foram angustiantes face ao desconhecimento total do que era a DISLEXIA.
Desde
o primeiro momento, temos vindo a pesquisar tudo o que se possa aprender e
compreender sobre a DISLEXIA. A internet tem sido uma ferramenta fundamental
para atingir este objetivo, mas também temos recorrido à leitura de alguns
livros, como o livro “O Dom da Dislexia” de Ronald D. Davis, bem como a ajuda
de profissionais especializadas.
Ao
fim destes cinco anos a Dislexia já não é uma desconhecida, nem agonia o nosso
seio familiar. Este esforço de compreensão da dislexia e a aplicação de alguns
métodos, traduz-se no aproveitamento escolar da nossa filha, que chegou ao seu
3º ano de vida escolar quase sem saber ler e escrever, para chegar ao final do
5º ano com um bom aproveitamento escolar, superando deste modo, toda as nossas
melhores expectativas
.
Deste
modo partilho aqui alguns métodos de abordagem, para contornar as dificuldades na aprendizagem, por nós aplicados,
para ultrapassar o problema da DISLEXIA.
O
que é a dislexia?
"A dislexia é uma dificuldade especifica e durável da aprendizagem da leitura e da escrita, em que não houve a aquisição do seu automatismo, e experimentada por crianças normalmente inteligentes, normalmente escolarizadas e indemnes de perturbações sensoriais."
(Debrey - Ritzen e Mélékian)
O
Papel dos Pais
O
papel activo dos Pais é essencial para que o seu filho disléxico consiga ter
sucesso no seu percurso escolar.
Só
com o empenho total dos Pais é que este processo terá o seu êxito.
“Ninguém conhece melhor o
seu filho como os seus pais”. É a partir deste princípio
que se irá dar início ao processo na ajuda do seu filho disléxico.
Os
pais devem fazer um acompanhamento contínuo do percurso escolar do seu filho,
não apenas no final de cada período lectivo, mas sim durante todo o ano
escolar.
No
início do ano lectivo contacte com o Diretor de Turma e/ou o professor de ensino
especial, partilhe com eles todo o historial do seu filho, as suas
dificuldades, os seus gostos, a sua atitude em relação á escola e sobretudo
mostre ao professor o seu forte empenho, para que o seu filho tenha um bom
aproveitamento escolar. Deste modo irá mostrar aos professores que quer e que está
a participar. Se possível deixe o seu contacto (Ex: Email, telefone) e reafirme
a sua total disponibilidade no acompanhamento na educação do seu filho.
Na
relação com o seu filho não faça da DISLEXIA um tema “Tabu”!
Partilhe o seu conhecimento com o seu filho, faça-o sentir e compreender que
apesar da Dislexia ser um problema de inicio, poderá ser com o tempo, um talento único, um dom que, uma vez dominado, permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional.
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Sérgio Vicente / Toziblog |
O Papel
dos Professores
O
papel do professor na evolução positiva do seu filho disléxico é essencial. O
professor deverá saber acompanhar e compreender as dificuldades da criança
disléxica, para que deste modo possa adaptar melhor a matéria escolar às
características deste aluno.
É
neste ponto que a interação entre pais, professores a criança é essencial. A
partilha de conhecimentos entre ambos, vai acelerar este processo, melhorando
deste modo todo o processo de aprendizagem.
Terá
que ter em consideração que o professor não terá apenas o seu filho com
dificuldades de aprendizagem. Haverá outras crianças com várias necessidades de
aprendizagem especiais.
O
diálogo continuo e compreensão entre o professor, pais e aluno é deste modo, extremamente
necessário.
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Sérgio Vicente / Toziblog
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Apoio
na organização do estudo
Ensinar
a criança disléxica uma metodologia/disciplina de ensino é um dos pontos de
partida para o seu sucesso.
Não adote pelo facilitismo.
Não imponha muitas regras rígidas de métodos de estudo. Este método deverá
ser encontrado através do diálogo com a criança.
Deverá ser ela a apontar quais as suas reais dificuldades nas matérias didacticas, dando-lhe ênfase a estratégias activas que permitirão à gestão das suas proprias dificuldades, tornando a criança mais consciente nas areas onde residem as suas dificuldades conseguindo deste modo desenvolver capacidades de autocorreção.
A
partir deste ponto será mais fácil encontrar uma metodologia de estudo que irá
contribuir, não só para que a criança mantenha interesse pela escola, como
também será mais fácil pais e professores encontrarem soluções para colmatar
estas dificuldades.
Em
casa poderá usar a internet. Existem muitos “sites” de professores (entre
outros) que ensinam e ajudam nas matérias curriculares dadas. A criança ao
identificar quais as suas dificuldades levará a que possa encontrar nestes “sites”
melhores metodologias para que lhe possa explicar e colmatar essas
dificuldades, de um modo que ele as melhor compreenda.
Deste
modo dará alguma segurança e empenho ao seu filho no alcance do seu sucesso
escolar.
Apoio
Especializado
Na escola na maioria dos
casos, a criança disléxica beneficiará do apoio de um professor de Educação
especial. Fora do ambiente escolar, existem também profissionais especializados
(Ex. Terapeuta da Fala, psicólogos.) nos problemas decorrentes da dislexia que
poderão dar uma boa ajuda na evolução da criança, no entanto, devido aos custos
financeiros que estes possam comportar, terá que avaliar a disponibilidade
financeira da família para o efeito.
A
Criança e a sua Autonomia
A
criança deverá ser incentivada a cultivar a sua autonomia.
Deverá
dar á criança oportunidade de espaço para que esta crie essa autonomia nos
diversos aspetos do seu crescimento.
Para
uma criança dislexia, que devido ao seu problema por vezes cultiva uma baixa
autoestima, esta conquista de autonomia gradual irá, com o passar do tempo,
combater esta mesma baixa autoestima.
Os pais tem que ter, sobretudo, confiança nos seus filhos e acreditar que eles são capazes, dando-lhes oportunidades para crescerem e tornarem-se o mais independentes possíveis.
Lembre-se que uma sobre proteção destas crianças ( e de todas a s outras), frequentemente cria pessoas inseguras e muito dependentes. quando sobre protegemos uma criança estamos a torná-la mais vulnerável.
Controlo do Nível emocional
Deverá
ter em conta que uma criança disléxica, para conseguir um bom desempenho
escolar terá que ser bastante disciplinada no estudo. Esta “autodisciplina” e esforço adicional levará que a criança
esteja sempre exposta a uma maior pressão para atingir os seus objetivos. E uma
maior pressão originará um maior “stress” emocional, o que levará a criança a mostrar-se por vezes mais agressiva e/ou angustiada.
Deste
modo cabe aos pais e professores estarem atentos a esses “picos de stress
emocional”, e através do dialogo com a criança e/ou a prática de outras
atividades extracurriculares (Ex: natação), possam ajudar a ultrapassar estes
estados emocionais, que caso não sejam colmatados/acompanhados iram influenciar
negativamente o desempenho escolar da criança.
Atitude
positiva
Tenha uma sempre uma atitude
para com o seu filho.
Elogie sempre os seus
sucessos.
Nos
insucessos converse com ele, faça-o sentir que ele é capaz de melhorar, e MUITO
IMPORTANTE, demonstre-lhe que estará ao seu lado para o ajudar a atingir
esses objetivos.
Tenha
sempre uma “ponte do dialogo” aberta com o seu filho, não só sobre a matéria
escolar, mas também sobre o seu dia-a-dia, e os problemas/duvidas que lhe
possam aparecer. Disponha diariamente de algum tempo para dialogar com o seu
filho, demonstrando-lhe assim que se preocupa com ele e que caso ele necessite
poderá sempre contar consigo e a sua compreensão.
A
Dislexia e o sucesso
A Noticia de que um filho tem dislexia é quase sempre recebida com angustia. É uma reação natural, mas o alarme não se justifica. Porque a dislexia, apesar de se manifestar em dificuldades na aprendizagem, é na verdade um talento único, um dom que, uma vez dominado, , permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional.
"Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita." (Albert Einstein)
"Fui totalmente desestimulado nos meus dias de escola. E nada é mais desencorajador do que ser marginalizados na sala de aula, o que nos leva a sentirmo-nos inferiores na nossa origem humana." (Winston Churchils)
" A mais satisfatória forma de arrebatamento é pensar, pensar e pensar..." (Thomas Edison)
Quais são os direitos de um aluno
disléxico perante a lei?
Todas as crianças têm
o direito fundamental á educação. O Decreto-Lei n.º 3/2008 vem enquadrar as
respostas educativas a desenvolver no âmbito da adequação do processo educativo
às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas
ao nível da atividade e participação, num ou vários domínios da vida,
decorrentes de alterações funcionais e estruturais de permanente e das quais
resultam dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da
mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação
social.