sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Cidade Imaginária: Portas e Passagens


A Cidade Imaginária: Portas e Passagens é uma obra do escultor Charters de Almeida, destinada ao embelezamento das margens ribeirinhas do Tejo.
A opinião sobre este “monumento” nunca foi consensual entre os habitantes da região de Abrantes, não só pela sua forma, mas também pelo seu custo, que foi de 246.772,70 euros.

“Para uns são pilares de ferro pintados de vermelho que ferem a vista e perturbam a paisagem na zona ribeirinha. Outros dizem que é uma obra moderna e artística que fazia falta e que vem dar nova vida a Abrantes. O conjunto escultórico designado “Cidade Imaginária”, criada pelo escultor Charters d’Almeida, não reúne consenso entre os habitantes de Abrantes.”
Mas afinal quem é João Charters d’Almeida?
É uma destacada figura da arte contemporânea portuguesa. Com obras a grande escala, como as Cidades Imaginárias, instaladas na rotunda de Telheiras e na Ribeira das Naus, ambas em Lisboa, ocupa e redefine o espaço urbano. Do barro ao bronze, da pedra ao betão, as suas peças guardam sentidos a redescobrir.

Entretanto no feriado municipal de Abrantes, 14 de Junho de 2009, foi inaugurada a escultura ou “monumento” “Cidade Imaginária: Portas e Passagens”, e seja, ainda hoje aceite ou não pelos habitantes desta região, o que é certo é que esta escultura ou monumento, é sem duvida o centro (a par com o próprio açude) do Aquapolis de Abrantes
TOZIBLOG fez várias visitas e de algum modo tentou ver este monumento de vários ângulos, maneiras e “feitios”. O resultado até que foi… surpreendente! Tal como mostra a foto reportagem!




 Fotos tirados por TOZIBLOG!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...