segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"GATEIRA" Documentário da carvoaria na freguesia do Pego - Abrantes.

Este documentário aborda a actividade de uma carvoaria na freguesia do Pego - Abrantes.

A fita foi seleccionada para o festival "DOC Lisboa", e esteve em competição na categoria das médias e longas-metragens

Da poda do sobreiro à embalagem do carvão vegetal vivem-se dois meses de trabalho. Durante esse tempo várias mãos, de homens e mulheres, realizam tarefas em série, precisas e diferenciadas. Os homens lidam com máquinas cortantes e pesadas, deixando às mulheres a relação mais próxima com o carvão. É um processo de transformação realizado a céu aberto, num espaço definido pelo cheiro e pelo fumo intenso dos fornos. O ruído das máquinas impõe-se no quotidiano das relações de trabalho. O silêncio e os pássaros em volta completam este cenário marcado por contradições e reminiscências de territórios nublados, como que decalcado de uma era industrial.

“Gateiras” mostra a produção nacional de carvão vegetal, sendo a palavra-chave aqui “mostrar”: sem qualquer explicação adicional para além da informação que dá no início do filme, o filme explora essencialmente a nível visual essa produção, focando-se nas diversas operações que são efectuadas. É um filme curto, não chega aos 40 minutos, e simples, com a maior preocupação na estética das acções. Por vezes há necessidade de mais informação, mas funciona pela sua simplicidade.
(fonte: Internet)

1 comentário:

Unknown disse...

Deste cenário, numa terra onde tanto se quer que seja tradicional, aprecio sobretudo o maravilhoso cheiro que percorre as nossas ruas!!
Bj

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...