quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"TIPICAMENTE PEGACHO"



"Tipicamente Pegacho" é um filme realizado por; SORAIA ARRUDA, CATIA CORREIA E BLANDINA, o qual mostra um relato da  vida, costumes, artesanato do povo da aldeia do Pego - Os Pegachos.

Um documentário na primeira pessoa, onde várias pessoas do Pego contam as suas historias de como viviam com dificuldades, do trabalho árduo e sobretudo   como tinham de deixar a sua terra e percorrer todo o pais para ganhar o seu sustento.
As CARVOARIAS  e as MONDAS, são o exemplo de tipos de trabalho em que os Pegachos  se dedicavam e se tornaram mestres reconhecidos pelos quatro cantos de Portugal.

Outro ponto que este filme mostra é a linguagem única do "Povo Pegacho", pois uma das características que distingue o habitante do Pego (Pegacho) das outras localidades circundantes (e não só), é a pronúncia e o tom de voz.

Ver: Características únicas da Aldeia do Pego - A Alma Pegacha

 

Este filme tem a coincidência de ser um complemento de alguns trabalhos publicados neste blog, que são:

Este é mais um trabalho que perpétua a historia da nossa terra:

PEGO - ALDEIA DAS CASAS BAIXAS

Poderá ainda rever o vídeo seguinte que é um tributo à aldeia das Casas Baixas:




NOTA:O vídeo/documentário, "Tipicamente Pegacho", é um trabalho inteiramente realizado pelas suas autoras, SORAIA ARRUDA, CATIA CORREIA E BLANDINA. Esta montagem/apresentação foi elaborada por Sérgio Vicente apenas para este blog, através do Youtube. O filme original publicado no Youtube poderá ser visto em pegacho16.

1 comentário:

HORTA F's disse...

Gostei deste vídeo. Está muito bem feito. Gostaria de perguntar se me seria possível visitar a sra. do tear, pois gostaria de fazer um trabalho fotográfico da sua arte. A minha mãe era do Pego e ainda aí tenho muita família.

lmigl2070@hotmail.co.uk

obrigado

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...