sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SÉRGIO OLIVEIRA - UM ARTISTA PEGACHO III


Sérgio Oliveira no Faceboock
O nosso conterrâneo e amigo Sérgio Oliveira, some e segue com sua vida artista, somando êxitos á carreira.

Depois da sua passagem pelo concurso festival RTP da Canção com o tema, “Não quero falar”, tema da sua autoria e de Thorsten Rath e com a interpretação de Carlos Lopes, tema este que esteve presente na semifinal deste festival (2011), tem agora o álbum da sua banda “Alma Real”, á venda na loja da ISTORE da APPLE a maior loja de venda de música online do mundo.


Poderá visualizar e adquirir o álbum Alma Real nesta loja através do Itunes (Apple), neste Link: “Alma Real”




Faceboock : ALMA REAL




Toziblog deseja ao Sérgio e aos seus companheiros no projecto, um grande sucesso!


ARTIGOS RELACIONADOS:

Um artista Pegacho.

Um artista Pegacho II

Um Pegacho no Festival RTP da canção 2011

Um artista Pegacho - Canal Pegacho72 no Youtube

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COMO AJUDAR O SEU FILHO DISLÉXICO A OBTER SUCESSO NA ESCOLA


"PEQUENOS PASSOS… PARA OBTER BONS RESULTADOS!"

Já passaram cerca de cinco anos desde que foi diagnosticado que a minha filha, agora com 11 anos de idade, tem DISLEXIA. A verdade é que os primeiros tempos foram angustiantes face ao desconhecimento total do que era a DISLEXIA.
Desde o primeiro momento, temos vindo a pesquisar tudo o que se possa aprender e compreender sobre a DISLEXIA. A internet tem sido uma ferramenta fundamental para atingir este objetivo, mas também temos recorrido à leitura de alguns livros, como o livro “O Dom da Dislexia” de Ronald D. Davis, bem como a ajuda de profissionais especializadas.
Ao fim destes cinco anos a Dislexia já não é uma desconhecida, nem agonia o nosso seio familiar. Este esforço de compreensão da dislexia e a aplicação de alguns métodos, traduz-se no aproveitamento escolar da nossa filha, que chegou ao seu 3º ano de vida escolar quase sem saber ler e escrever, para chegar ao final do 5º ano com um bom aproveitamento escolar, superando deste modo, toda as nossas melhores expectativas
.
Deste modo partilho aqui alguns métodos de abordagem, para contornar as dificuldades na aprendizagem, por nós aplicados, para ultrapassar o problema da DISLEXIA.

O que é a dislexia?

"A dislexia é uma dificuldade especifica e durável da aprendizagem da leitura e da escrita, em que não houve a aquisição do seu automatismo, e experimentada por crianças normalmente inteligentes, normalmente escolarizadas e indemnes de perturbações sensoriais."
(Debrey - Ritzen e Mélékian)

O Papel dos Pais

O papel activo dos Pais é essencial para que o seu filho disléxico consiga ter sucesso no seu percurso escolar.
Só com o empenho total dos Pais é que este processo terá o seu êxito.
“Ninguém conhece melhor o seu filho como os seus pais”. É a partir deste princípio que se irá dar início ao processo na ajuda do seu filho disléxico.
Os pais devem fazer um acompanhamento contínuo do percurso escolar do seu filho, não apenas no final de cada período lectivo, mas sim durante todo o ano escolar.
No início do ano lectivo contacte com o Diretor de Turma e/ou o professor de ensino especial, partilhe com eles todo o historial do seu filho, as suas dificuldades, os seus gostos, a sua atitude em relação á escola e sobretudo mostre ao professor o seu forte empenho, para que o seu filho tenha um bom aproveitamento escolar. Deste modo irá mostrar aos professores que quer e que está a participar. Se possível deixe o seu contacto (Ex: Email, telefone) e reafirme a sua total disponibilidade no acompanhamento na educação do seu filho.
Na relação com o seu filho não faça da DISLEXIA um tema “Tabu”! Partilhe o seu conhecimento com o seu filho, faça-o sentir e compreender que apesar da Dislexia ser um problema de inicio, poderá ser com o tempo, um talento único, um dom que, uma vez dominado, permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional.

Sérgio Vicente / Toziblog
O Papel dos Professores

O papel do professor na evolução positiva do seu filho disléxico é essencial. O professor deverá saber acompanhar e compreender as dificuldades da criança disléxica, para que deste modo possa adaptar melhor a matéria escolar às características deste aluno.
É neste ponto que a interação entre pais, professores a criança é essencial. A partilha de conhecimentos entre ambos, vai acelerar este processo, melhorando deste modo todo o processo de aprendizagem.
Terá que ter em consideração que o professor não terá apenas o seu filho com dificuldades de aprendizagem. Haverá outras crianças com várias necessidades de aprendizagem especiais.
O diálogo continuo e compreensão entre o professor, pais e aluno é deste modo, extremamente necessário. 



Sérgio Vicente / Toziblog
Apoio na organização do estudo

Ensinar a criança disléxica uma metodologia/disciplina de ensino é um dos pontos de partida para o seu sucesso.
Não adote pelo facilitismo. Não imponha muitas regras rígidas de métodos de estudo. Este método deverá ser encontrado através do diálogo com a criança.
Deverá ser ela a apontar quais as suas reais dificuldades nas matérias didacticas, dando-lhe ênfase a estratégias activas que permitirão à gestão das suas proprias dificuldades, tornando a criança mais consciente nas areas onde residem as suas dificuldades conseguindo deste modo  desenvolver capacidades de autocorreção.
A partir deste ponto será mais fácil encontrar uma metodologia de estudo que irá contribuir, não só para que a criança mantenha interesse pela escola, como também será mais fácil pais e professores encontrarem soluções para colmatar estas dificuldades.
Em casa poderá usar a internet. Existem muitos “sites” de professores (entre outros) que ensinam e ajudam nas matérias curriculares dadas. A criança ao identificar quais as suas dificuldades levará a que possa encontrar nestes “sites” melhores metodologias para que lhe possa explicar e colmatar essas dificuldades, de um modo que ele as melhor compreenda.
Deste modo dará alguma segurança e empenho ao seu filho no alcance do seu sucesso escolar. 


Apoio Especializado

Na escola na maioria dos casos, a criança disléxica beneficiará do apoio de um professor de Educação especial. Fora do ambiente escolar, existem também profissionais especializados (Ex. Terapeuta da Fala, psicólogos.) nos problemas decorrentes da dislexia que poderão dar uma boa ajuda na evolução da criança, no entanto, devido aos custos financeiros que estes possam comportar, terá que avaliar a disponibilidade financeira da família para o efeito. 

A Criança e a sua Autonomia

A criança deverá ser incentivada a cultivar a sua autonomia.
Deverá dar á criança oportunidade de espaço para que esta crie essa autonomia nos diversos aspetos do seu crescimento.
Para uma criança dislexia, que devido ao seu problema por vezes cultiva uma baixa autoestima, esta conquista de autonomia gradual irá, com o passar do tempo, combater esta mesma baixa autoestima.
Os pais tem que ter, sobretudo, confiança nos seus filhos e acreditar que eles são capazes, dando-lhes oportunidades para crescerem e tornarem-se o mais independentes possíveis.
Lembre-se que uma sobre proteção destas crianças ( e de todas a s outras), frequentemente cria pessoas inseguras e muito dependentes. quando sobre protegemos uma criança estamos a torná-la mais vulnerável.

Controlo do Nível emocional

Deverá ter em conta que uma criança disléxica, para conseguir um bom desempenho escolar terá que ser bastante disciplinada no estudo. Esta “autodisciplina”  e esforço adicional levará que a criança esteja sempre exposta a uma maior pressão para atingir os seus objetivos. E uma maior pressão originará um maior “stress” emocional, o que levará a criança  a mostrar-se por vezes mais agressiva e/ou angustiada.
Deste modo cabe aos pais e professores estarem atentos a esses “picos de stress emocional”, e através do dialogo com a criança e/ou a prática de outras atividades extracurriculares (Ex: natação), possam ajudar a ultrapassar estes estados emocionais, que caso não sejam colmatados/acompanhados iram influenciar negativamente o desempenho escolar da criança.



Atitude positiva

Tenha uma sempre uma atitude para com o seu filho.
Elogie sempre os seus sucessos.
Nos insucessos converse com ele, faça-o sentir que ele é capaz de melhorar, e MUITO IMPORTANTE, demonstre-lhe que estará ao seu lado para o ajudar a atingir esses objetivos.
Tenha sempre uma “ponte do dialogo” aberta com o seu filho, não só sobre a matéria escolar, mas também sobre o seu dia-a-dia, e os problemas/duvidas que lhe possam aparecer. Disponha diariamente de algum tempo para dialogar com o seu filho, demonstrando-lhe assim que se preocupa com ele e que caso ele necessite poderá sempre contar consigo e a sua compreensão.

A Dislexia e o sucesso

A Noticia de que um filho tem dislexia é quase sempre recebida com angustia. É uma reação natural, mas o alarme não se justifica. Porque a dislexia, apesar de se manifestar em dificuldades na aprendizagem, é na verdade um talento único, um dom que, uma vez dominado, , permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional.
Temos os exemplos de Albert Einstein, que se destacou na ciência, Leonardo da Vinci nas artes, Winston Churchill na politica, Jonh Lennon na musica, Henry Ford nos negócios, Thomas Edison um grande inventor, todos eles deslexicos.

"Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita." (Albert Einstein)

"Fui totalmente desestimulado nos meus dias de escola. E nada é mais desencorajador do que ser marginalizados na sala de aula, o que nos leva  a sentirmo-nos inferiores na nossa origem humana." (Winston Churchils) 

" A mais satisfatória forma de arrebatamento é pensar, pensar e pensar..." (Thomas Edison)

Quais são os direitos de um aluno disléxico perante a lei?
Todas as crianças têm o direito fundamental á educação. O Decreto-Lei n.º 3/2008 vem enquadrar as respostas educativas a desenvolver no âmbito da adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e participação, num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de permanente e das quais resultam dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.







quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"TIPICAMENTE PEGACHO"



"Tipicamente Pegacho" é um filme realizado por; SORAIA ARRUDA, CATIA CORREIA E BLANDINA, o qual mostra um relato da  vida, costumes, artesanato do povo da aldeia do Pego - Os Pegachos.

Um documentário na primeira pessoa, onde várias pessoas do Pego contam as suas historias de como viviam com dificuldades, do trabalho árduo e sobretudo   como tinham de deixar a sua terra e percorrer todo o pais para ganhar o seu sustento.
As CARVOARIAS  e as MONDAS, são o exemplo de tipos de trabalho em que os Pegachos  se dedicavam e se tornaram mestres reconhecidos pelos quatro cantos de Portugal.

Outro ponto que este filme mostra é a linguagem única do "Povo Pegacho", pois uma das características que distingue o habitante do Pego (Pegacho) das outras localidades circundantes (e não só), é a pronúncia e o tom de voz.

Ver: Características únicas da Aldeia do Pego - A Alma Pegacha

 

Este filme tem a coincidência de ser um complemento de alguns trabalhos publicados neste blog, que são:

Este é mais um trabalho que perpétua a historia da nossa terra:

PEGO - ALDEIA DAS CASAS BAIXAS

Poderá ainda rever o vídeo seguinte que é um tributo à aldeia das Casas Baixas:




NOTA:O vídeo/documentário, "Tipicamente Pegacho", é um trabalho inteiramente realizado pelas suas autoras, SORAIA ARRUDA, CATIA CORREIA E BLANDINA. Esta montagem/apresentação foi elaborada por Sérgio Vicente apenas para este blog, através do Youtube. O filme original publicado no Youtube poderá ser visto em pegacho16.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PASSEIO DE BTT NA PAISAGEM PROTEGIDA DE CORNO DE BICO


PAISAGEM PROTEGIDA DE CORNO DE BICO

"Classificado desde 1999 como Paisagem Protegida, Corno do Bico, situado no sudeste do lindíssimo concelho de Paredes de Coura, é um local de grande beleza e importância natural da região do Alto Minho, bem no Norte do País.

A Paisagem Protegida do Corno do Bico compreende uma área de 2175 hectares, dos quais 25% são matas formadas por carvalhos e outras folhosas. Esta grande e importante mata de carvalhos de diferentes espécies, plantada nos anos 40 do século XX, é a razão principal da classificação, que junta muitos outros legados naturais de grande relevo.
Por aqui passam os belos rios Labrujo, Coura e Vez, permitindo a existência de outras espécies como amieiros, salgueiros ou freixos, mas também outras como azevinhos, vidoeiros ou bétulas. No total, existem 439 espécies da flora em Corno de Bico, sendo que várias destas são especialmente relevantes por possuírem variados graus de endemismo e rareza: são exemplos Bruchia vogesiaca, Narcissus cyclamineus, Veronica micrantha, entre outras.

Em termos de fauna foram registadas na área 188 espécies de vertebrados, existindo ainda pouca informação relativamente aos invertebrados. A diversidade de habitats, a interacção entre eles, e as condições climáticas da região, permitem que esta zona forneça um vasto leque de excelentes recursos de alimentação, reprodução e abrigo a vários animais. são de destacar espécies como o lobo, a toupeira de água, a lontra, a gineta, o javali ou o tritão palmado, entre muitas outras.

Esta maravilhosa paisagem serrana, permite panoramas sem igual, onde a natureza, e a granítica tradição patrimonial espelham o bucolismo da verdejante região, como se pode observar nos pontos altos como a Senhora da Pena, a 735 metros de altura, ou no Corno do Bico, a 833 metros de altitude.
Para além de usufruir do estatuto de Paisagem Protegida, esta região está, quase na totalidade, incluída na Lista Nacional de Sítios de Importância Comunitária a incluir na Rede Natura 2000, ao abrigo da Directiva Habitats, por ser uma zona de elevada importância para a conservação de uma variedade de habitats e espécies ameaçados a nível europeu.
(In: cornodebico.pt ; guiadacidade.pt)


O PASSEIO DE BTT

Um dos percursos do passeio de Btt pela Paisagem Protegida de Corno do Bico, numa extensão de cerca de 15 km,  teve como principal objectivo disfrutar e observar as belas paisagens que esta área nos proporciona, bem como encontrar o maior nº de espécies animais possíveis. Um percurso para ser feito em ritmo de passeio, porque só assim se poderá disfrutar do que esta Paisagem protegida nos oferece!
O passeio teve o seu inicio na freguesia de Bico, com destino á torre (corno de bico).



Um pouco depois do inicio do passeio, encontra-mos,  uma égua "garrano" e o seu potro.

Durante a subida a paisagem vai demonstrando toda a sua beleza!  


Um dos animais que se poderá encontrar em passeio pelo parque de Corno de Bico, são os cavalos selvagens, "os garranos". Também por lá há póneis e outros descendentes equestres. Tudo em plena harmonia com a Natureza, agradecidos por poderem viver em liberdade.









 Foram percorridos 6 km sempre a subir até à torre de vigia, sempre rodeados por uma natureza deslumbrante.
Torre de Vigia
 Chegada ao Corno do Bico, a 833 metros de altitude.
 






 A paisagem vista do miradouro de Corno de Bico... LINDA!
Equipados com as cores da "Zona 55 Bike Team"
Neste local existe um parque de merendas que proporciona aos visitantes um bom local de descanso.







 O inicio da descida (9 km)


A CRUZ VERMELHA - CORNO DE BICO
Paragem numa "floresta", única por estas paragens, onde encontra-mos uma pequena manada de garranos.




 A bela paisagem fala por si!



 Um dos miradouros existentes. Ao fundo, Corno de Bico!


Por estas bandas existem várias fontes onde é possível se refrescar, com água "bem" fresca!

O por do sol em Bico - Paredes de Coura


OS TRILHOS

Percursos definidos pelo município de Paredes de Coura e bem sinalizados (ver sinalização no mapa), nos quais está incluída a passagem área da Paisagem Protegida do Corno de Bico:







Trilho dos Moinhos*
Trilho dos Miliários*
Trilho do Vale escuro*
Trilho da Boulhosa*
Trilho das Lages Altas*
Trilho Chã da Burra*
Trilho do Pastor*
Trilho combatentes da Travanca*
Trilho de Aquilino*
Trilho das Garças*
Trilho pia dos Quatro Abades*
Travessia do Alto Coura*

(*) poderão encontrar os mapas destes trilhos na Loja Rural - Paredes de Coura


VISITA VIRTUAL

Ver AQUI!

LOCAIS ONDE FICAR

Ver AQUI!

GASTRONOMIA

Ver AQUI!


CUIDADOS A TER
  • Não saia do percurso marcado e sinalizado. preste atenção ás marcações.
  • Evite fazer ruídos e barulhos.
  • Respeite a propriedade privada. Feche portões e cancelas, não danifique as culturas.
  • Não abandone o lixo.
  • Cuidado com o gado. Não incomode os animais.
  • Deixe a natureza intacta. Não recolha plantas,  animais ou rochas.
  • Faça fogo apenas nos locais destinados para o efeito.
  • Evite andar sozinho na montanha.
  • Guarde o máximo cuidado nos dias de nevoeiro.
  • Utilize sempre botas de montanha, impermeável e um chapéu.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FESTAS DO PEGO 2012



Estão ai, novamente, os festejos anuais da Aldeia das Casas Baixas (Pego – Abrantes), festejos já com uma longa tradição desta aldeia do concelho de Abrantes.

Este ano os festejos contam como cabeça de cartaz;

O RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DO PEGO, fará a sua actuação no dia 3 de Agosto.

Musica, divertimento, convívio, tudo bem acompanhado pelos já famosos petiscos da Aldeia do Pego, são estes uns dos principais atractivos das festas anuais.


VENHA DIVERTIR-SE NOS FESTEJOS DA ALDEIA DAS CASAS BAIXAS
dias 3, 4, 5... 11,12 de AGOSTO

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Renascimento da Associação Juvenil Recreativa e Cultural do Pego.


A Associação Juvenil Recreativa e Cultural do Pego, foi reactivada por vários jovens Pegachos que vêm deste modo, reanimar a vida cultural e social da Aldeia das Casas baixas.

Logo da Associação AJRCP

Um dos seus primeiros projectos, será o relançamento do "Jornal O Pegacho".

Na sua pagina do FACEBOOCK esta Associação afirma que a sua missão será:

a) Desenvolver a cooperação e solidariedade entre os seus associados e aos demais conterrâneos, na base da realização de iniciativas culturais / sociais, desportivas e recreativas.

b) Desenvolver a comunicação na comunidade local, com vista a mais e melhor informação, divulgação de inventos e maior participação cívica / comunitária.

c) Fazer chegar ás entidades locais e/ou competentes, necessidades, problemas, preocupações da população local.

d) Promover / divulgar o bom nome e as tradições do Pego.

"Pego, a Aldeia das Casas Baixas, é uma terra já com muita história sendo uma das mais antigas e importantes terras do concelho de Abrantes já havendo referencia a “…uma povoação com o nome de Pego..., nos surge supra referida num documento de 1332, portanto no século XIV.”, ou seja a aldeia do Pego como povoação já existe à 700 anos. (In:Toziblog)"

Haver uma associação que promova e reanime a vida cultural e social do Pego, só fará que a longa e rica historia dos Pegachos, continue a perpetuar e acima de tudo a ser conhecida por todas as gerações vindouras.

Aqui em TOZIBLOG dou a boas vindas à Associação Juvenil Recreativa e Cultural do Pego, desejando-lhes boa sorte em todas as acções que se prendem realizar.
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