sexta-feira, 30 de julho de 2010

KTEJO

Estudo de Viabilidade da Captura e Armazenamento de CO2 na Central Termoeléctrica do Pego

No dia 8 de Setembro de 2009 a TEJO ENERGIA apresentou formalmente o projecto KTEJO, que tem por objectivo avaliar a possibilidade de aplicação da tecnologia de Captura e Armazenamento de CO2 (vulgarmente designada por CCS – Carbon Capture and Storage) na Central Termoeléctrica do Pego. O projecto KTEJO – Estudo de viabilidade da Captura e Armazenamento de CO2 na Central Termoeléctrica do Pego – será desenvolvido conjuntamente pela Universidade de Évora, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), TEJO ENERGIA (proprietários da central) e PEGOP (operadores da Central).

O projecto KTEJO pretende estudar a viabilidade de aplicação da Captura e Armazenamento de CO2 em formações geológicas na Central Termoeléctrica do Pego. A Tejo Energia, pretende assim dar resposta às exigências impostas pela União Europeia a nível de emissões de CO2 e aumentar a competitividade da empresa assentando a sua estratégia no desenvolvimento sustentado da actividade.

O projecto KTEJO constitui-se como um Projecto em Co-Promoção ao abrigo do programa QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. As fontes de financiamento previstas do KTEJO assumem duas modalidades em todas as entidades do consórcio: financiamento próprio dos co-promotores e incentivos do QREN. O período de execução é de 12 meses, e caso se comprove que a aplicação da tecnologia é viável, a Tejo energia pretende avançar para estudos a uma escala piloto.
Nota: Poderá visualizar o folheto do projecto aqui.

No entanto este tipo de tecnologia apresenta vários riscos, que não se poderão ignorar, tal como é descrito no documento de trabalho dos serviços da Comissão Europeia - Documento que acompanha a Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à armazenagem geológica de dióxido de carbono - Síntese da avaliação de impacto.
 
Poderá ainda saber mais sobre o Ciclo do Carbono (CO2) e os seus efeitos na Wikipédia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...