domingo, 18 de julho de 2010

Lendas e Histórias da Aldeia do Pego


A nossa Terra é rica em histórias e Lendas, principalmente de mouras encantadas.
Por exemplo; Diz-se que a palavra Pego deriva de “peligues”, que significa poço sem fundo.
LENDAS
Existe uma lenda que fala de uma bela pegacha que foi vender fruta ao castelo de Abrantes. Ai encontrou um capitão Francês, que se apaixonou pela beleza dela. Ele ofereceu uma borla de ouro, dizendo em mau português “Pegue”. Diz-se que foi a partir dai que os habitantes passaram a ao Pego – Pegue.
Outras das lendas fala que antigamente, as mulheres iam à lenha ou trabalhar para um local que se chama “Negrinhos”. Antes de chegar á ribeira, havia um casarão velho e, era ai, que muitas vezes, uma mulher muito bonita aparecia a pentear-se. Os seus cabelos eram muito compridos e loiros e o pente com que se penteava era de oiro.
Porem, ao sentir o aproximar das pessoas, a mulher desaparecia, sem se saber para onde se ia esconder.
            (extraído de um trabalho realizado pelos alunos da escola básica do Pego em 2005)


Esta lendas e sobretudo das mouras encantadas, são imaginadas no folclore português como jovens muçulmanas enfeitiçadas para guardar os tesouros abandonados pelos mouros expulsos da Península Ibérica. Aparecem junto de nascentes, rios, grutas, ruínas de fortalezas pré-históricas conhecidas como "castros" ou "citânias". Túmulos pré-históricos como os dólmens (comuns em Portugal, onde são chamados antas, palas, orcas ou arcas) são muitas vezes chamados de "casa da moura" ou "toca da moura".
Vistas a cantar e se pentear com pentes de ouro, as mouras prometem seus tesouros a jovens dispostos a desencantá-las com certas oferendas (geralmente de pão ou leite), de preferência no dia de São João. Vale notar que, em tempos pagãos, pão era oferecido aos mortos e leite às fontes e às serpentes. Às vezes, as mouras tomam a forma de mulher-serpente (e nesse caso devem ser desencantadas com um beijo) ou têm asas e vivem em um lugar mítico conhecido como "mourama".
(in: internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...