domingo, 27 de março de 2011

PROGRAMA KTEJO - UM POTENCIAL DESASTRE ECOLÓGICO ANUNCIADO?

A Central Termoeléctrica do Pego

"UM AVISO DA GREENPEACE"

O Programa KTEJO

Anteriormente já havia escrito um pouco sobre este projecto, que está sendo elaborado pela Central termoeléctrica do Pego, a Universidade de Évora e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, sobre a Captura e armazenamento de CO2 no subsolo.

Mapa Geológico

No entanto a Greenpeace lança um alerta sobre esta tecnologia afirmando que é uma vã promessa ainda, já que ninguém conseguiu encontrar meios de se capturar, eficientemente, a quantidade de carbono emitido por termoeléctricas a carvão e petróleo, e armazená-la no subsolo para que não aqueça nosso planeta ainda mais. Ainda assim a indústria têm usado o desenvolvimento dessa tecnologia como desculpa para construir mais e mais Centrais eléctricas a carvão, grandes emissoras de dióxido de carbono (CO2).

Mais de 100 ONGs de 20 diferentes países juntaram-se à Greenpeace nas críticas à tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS), exigindo que esta não seja usada como desculpa para a construção de novas centrais eléctricas a carvão. Os governos devem dar prioridade a soluções de energia sustentável.

O próprio governo da Holanda proibiu mais experiencia com esta tecnologia, o CCS, considerando-a duvidosa, cara e perigosa.

O relatório lançado pela Greenpeace, “A Falsa Esperança”, põe o dedo nessa ferida e defende que os governos devam dar prioridade aos investimentos em soluções de energia sustentável para combater a crise climática.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...