sábado, 14 de janeiro de 2012

ENCERRAMENTO DA BIBLIOTECA DO PEGO


A Biblioteca do Pego vai encerrar as suas portas em data a anunciar.
Também irão encerrar as bibliotecas do Tramagal e do rossio ao Sul do Tejo.

Será, no meu entender, uma enorme perda para a Aldeia do Pego, porque uma biblioteca "Nas sociedades contemporâneas, a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, económico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem reflectido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor." (in A LEITURA)


hoje em dia em nome da austeridade e do combate da crise, encerra-se por todo lado inúmeros serviços públicos, como são exemplos os Correios, Centros de Saúde e Bibliotecas, afim de "reduzir despesas", situação que a curto prazo poderá ter algum efeito(?), no entanto a longo prazo acho que iram ser medidas que nos levaram a um grande retrocesso como sociedade. Neste caso em Particular, as Bibliotecas, não há sociedade alguma na historia que evolua sem sabedoria, conhecimento, cultura!

Poderá se dizer, que a biblioteca do Pego não tinha utilizadores(leitores), que seriam em numero insuficiente. Aqui a "culpa", será repartida por duas partes: A população não aderiu á biblioteca, mas bastava uma pequena passagem mensal pela biblioteca por cada uma que esta já não encerraria(?); outra é a própria estrutura da Biblioteca Antonio Botto que pouco ou nada fez para divulgar ou promover a Biblioteca do Pego.

Em qualquer caso, na minha opinião, a Biblioteca já me deixa saudade!

"tempus bibliotheca, pauperize humanitas"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...