terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PEGO NOS CENSOS 2011



Resultados Provisórios

  • Somos mais e continuamos um país de imigração
  • Estamos mais velhos e temos um nível de escolaridade mais elevado
  • Vivemos em famílias de menor dimensão
  • Existem cada vez mais alojamentos para utilização secundária e vagos
  • Os alojamentos onde habitamos possuem, quase todos, as infraestruturas básicas




Os censos sobre a Aldeia do Pego, também já estão disponíveis, sendo que alguns dos dados, estão publicados nos gráficos que se seguem:






                                                      


Poderão encontrar outros dados sobre os censos 2011 nestes documentos

2 comentários:

Mafalda S. disse...

Pensava, francamente, que éramos mais...

Agora que tanto se fala em Maçonaria, gostava de te contar uma coisa. Passei há dias na igreja do Pego e olhei para o seu tecto, por cima do altar. Estava lá o «olho da providência» tão representado pelos maçons. Este símbolo significa o olho de Deus a olhar a humanidade. Pode não ter nada a ver com Maçonaria, mas deixou-me curiosa. Já tinhas reparado nisso?

Sérgio Vicente disse...

Olá Mafalda. é normal que encontres símbolos maçónicos nas igrejas, por que esta adoptou vários símbolos maçónicos como alguns outros de origem Pagão. Tens que ver que os primórdios da origem maçons, estes grupos secretos ou ocultos, eram constituídos por grupos de trabalhadores, a própria palavra maçom (ou maçon), provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros, pedreiro estes que construíam as igrejas.
No caso em que falas-te do «olho da providência», foi um desses símbolos adoptados pela igreja. Mas quanto mais antiga for a igreja mais símbolos maçons, pagãos entre outros, poderás encontrar.
No entanto a maçonaria de hoje, no meu entender é bem mais obscura que a original.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...